Martinelli Advocacia
Joinville - SC
Instalada desde 1997 em um moderno prédio com 3 mil metros quadrados distribuídos em três pavimentos, a Martinelli Advocacia Empresarial, com matriz em Joinville (SC), vem crescendo em sua área de atuação. A ampliação e a incorporação de novas unidades e de novos negócios impactaram na criação de novos departamentos e no aumento de capital intelectual. Com o passar do tempo, o layout, idealizado em ilhas de quatro postos, começou a ficar deficiente para responder às demandas do efervescente segmento da advocacia empresarial. Fazia-se necessária uma proposta atualizada em sintonia com as mudanças do mundo corporativo e do direito. “Vínhamos, ano a ano, aumentando o quadro funcional e fazendo pequenos ajustes no layout. Era chegada a hora de promover uma padronização com uma reforma única e completa, que incluísse elementos funcionais que permitissem duplicar a capacidade interna, já prevendo expansão pelos próximos cinco anos”, afirma Guilherme Nóbrega, gerente de marketing da Martinelli.

Nesse momento a Metroquadrado Arquitetura, responsável pelo projeto arquitetônico, foi novamente chamada a fim de promover o retrofit das instalações do escritório de advocacia. “A ideia era atualizar 100% do projeto dentro dos novos conceitos da arquitetura corporativa”, conta o arquiteto Luis Eduardo Ribeiro de S. Thiago. A Marelli foi cotada junto com outras três marcas de mobiliário corporativo e, de acordo com o arquiteto, foi escolhida em função dos quesitos atendimento, personalização e pós-venda. “Ter o fornecedor com uma loja instalada na cidade também é um diferencial, pois dá garantia de manutenção ao cliente”, acrescenta S. Thiago.

 

O retrofit da Martinelli Advocacia Empresarial enfrentou dois grandes desafios. O primeiro foi imprimir um ar de modernidade e contemporaneidade ao projeto, deixando-o mais leve e flexível, mas ao mesmo tempo com características clássicas e conservadoras, já que se trata de um escritório de advocacia. A solução adotada foi o conceito open office para todos os espaços. Outro desafio do projeto foi executar as reformas interferindo o mínimo possível nas atividades rotineiras do escritório de advocacia. Dessa forma, a obra precisou ser feita em etapas, iniciando-se pela área técnica, considerada o centro nevrálgico do negócio. Concluída essa parte, partiu-se para as áreas periféricas, como reuniões, cafeteria e outras. “Foi uma maratona, mas o resultado final compensou. O fluxo do layout melhorou, com aproximação das áreas afins. O escritório enriqueceu na sistemática interna de trabalho”, avalia Guilherme Nóbrega. Prevendo expansão futura, tanto o staff como as gerências receberam mesões da linha Open com tampos em carvalho avelã e estrutura na cor preta. Como as atividades de um escritório de advocacia exigem concentração e privacidade, os postos de trabalho foram organizados e divididos por painel acústico central revestido em tecido bordô e painéis laterais em laminado melamínico na mesma cor dos tampos. “São tonalidades entre o clássico e o moderno que contribuem na iluminação e oferecem aconchego ao ambiente”, destaca o arquiteto.

As áreas que exigem maior privacidade, como as gerências, foram configuradas com divisórias da linha Division com 1,60 m de altura, contendo painéis com face inferior cega em tecido na cor bordô e superior em vidro, permitindo integração e permeabilidade visual. Os armários, também da linha Open, foram dispostos nas laterais, aproveitando as paredes e divisórias das estações. Assentos da linha Energy com revestimento em tecido preto foram utilizados em 100% do layout. “A escolha do modelo se deu pela questão ergonômica. Realizamos testes com alguns profissionais e todos aprovaram as cadeiras. Já a cor preta é clássica e prática em relação à manutenção”, explica S. Thiago. As reuniões, ambientadas com mesa oval e cadeiras Energy, são os únicos espaços inteiramente fechados, uma vez que são reservadas para assuntos confidenciais e atendimento a clientes. Sete delas foram dispostas junto à recepção, evitando o trânsito interno.

O projeto está sendo replicado nas 12 unidades regionais da Martinelli Advocacia Empresarial espalhadas pelas regiões Sul, Sudeste e na capital federal, visando à padronização da identidade visual.
Informações deste Case Marelli
Cliente Martinelli Advocacia
Postos de Trabalho 363
Área Total 3000 m² m2
Loja Exclusiva Marelli Responsável Marelli Joinville