Skip to content Skip to footer

Quando é a hora certa de trocar sua cadeira usada por uma nova? – Marelli Blog

Você sabia que a qualidade da sua cadeira usada tem relação direta com a sua saúde e bem-estar? Utilizá-las por muito tempo pode trazer impactos negativos para o seu corpo, em especial sua coluna e pescoço. Portanto, é indispensável ficar atento ao momento certo de trocá-las e fazer valer o seu investimento.

Nem sempre é difícil desapegar, especialmente se é aquela cadeira que está no seu escritório há muito tempo. Dá a sensação de que ela é como um amuleto da sorte ou algo parecido. Trocar o móvel, no entanto, se torna essencial quando as dores começam a aparecer e isso passa a afetar diretamente a sua produtividade.

Então, como escolher a cadeira ideal? É o que te explicamos a seguir.

Cadeiras também tem validade

Por mais que o material do qual as cadeiras são compostas (madeira, metal, etc.) demore décadas – ou séculos – para se decompor naturalmente, o mesmo não vale para o tempo de vida útil que esses móveis têm. Uma cadeira de boa qualidade costuma ser usada por até 5 anos, considerando fatores como os cuidados com o uso e a preservação. “Não lembro quando comprei minha cadeira, e agora?”. Tudo bem, quando falamos em uma vida útil de até 5 anos, não significa que com exatos 5 anos de uso a cadeira deve ser descartada. Para saber quando chegou o momento é necessário levar em consideração as suas necessidades. Exemplo:

● Se a cadeira é adequada para sua rotina;
● Cuidado com o produto;
● Ambiente onde está inserido o móvel.

Outro ponto de atenção diz respeito ao limite de peso que a sua cadeira suporte. Na hora de trocar a peça antiga por uma nova, certifique-se de que a cadeira suporta o seu corpo de maneira confortável para você. Além disso, preste sempre atenção à limpeza necessária no seu produto, pois também é essencial para a sua durabilidade.

5 sinais de que você precisa trocar sua cadeira

Uma cadeira usada costuma dar sinais claros de que precisa ser substituída. O primeiro pensamento pode ser de fazer uma manutenção, mas saiba que dependendo do estado em que o móvel está, compensa mais comprar uma nova. Um exemplo disso é a manutenção de cadeiras giratórias. A seguir, listamos quais são os sinais de que sua cadeira precisa ser trocada por uma nova e melhor. Confira!

Identidade

Sim, a identidade de uma cadeira diz muito sobre aspectos que ultrapassam a questão de apenas ser confortável. É preciso que o ambiente tenha personalidade, e que sua cadeira esteja de acordo com a decoração. Assim, conhecendo as tendências do momento e analisando quais se adaptam às suas necessidades, podemos aumentar a sua produtividade e o seu bem-estar.

Aparência das cadeiras

O uso frequente de uma cadeira é cada vez mais perceptível com o passar do tempo. A olho nu é possível ver superfícies manchadas, espumas desgastadas ou cantos lascados que se tornam um incômodo para quem a utiliza. Em um ambiente de home office isso já é ruim, mas em um escritório pode ter um efeito ainda mais negativo, já que passa o tom de desleixo para colaboradores e clientes. Assim como pode influenciar negativamente a sua saúde e o seu bem-estar.

Composição do ambiente

Preste atenção nas tendências de design e decoração que surgem a cada dia. Leve isso em consideração na hora de trocar sua cadeira usada, de modo que o móvel novo vá combinar com o seu ambiente. Se for mais de uma cadeira, perceba o estilo de todos os ambientes que elas irão compor, fazendo com que conversem entre si e com o local onde estão inseridas.

Funcionalidade e ergonomia

A funcionalidade e ergonomia também são itens obrigatórios e devem ser priorizadas em qualquer ambiente para que você consiga exercer suas atividades com conforto e agilidade, sem prejudicar a saúde e o bem-estar. A melhor cadeira ergonômica permite sentar confortavelmente, em posição de equilíbrio, ajudando a manter a boa postura. Pode ter certeza que a sua coluna agradece!

Alto custo de manutenção

Cadeiras e estofados costumam exigir maiores cuidados, e alguns móveis também pedem reforço na estrutura para aguentar a rotina do seu dia a dia. Se o custo de manutenção está sendo maior do que o orçamento para renovar todas as cadeiras, chegou a hora de considerar seriamente a troca. Priorize o investimento em móveis novos sob medida, isso traz a melhor relação custo-benefício e ainda garante cadeiras personalizadas, de acordo com a necessidade de quem vai utilizar.

Dica bônus – Como escolher as melhores cadeiras ergonômicas?

Você também pode ter o conforto, a durabilidade e a ergonomia sem abrir mão das tendências e design do momento. Assim como a questão estética, existem outros tópicos que merecem atenção:

● Altura e estrutura do assento: opte por um assento liso, de fácil ajuste e que a altura atenda todas as suas necessidades.
● Largura e profundidade do assento: escolha uma cadeira com profundidade e largura suficientes para suportar o seu peso de maneira confortável, evitando malefícios como problemas de coluna.
● Suporte lombar: adquira um modelo com suporte que facilite o encaixe das suas costas, beneficiando sua cervical para manter-se em boa postura;
● Apoio traseiro: encosto da cadeira deve ser ajustável;
● Material do assento: pode ser acolchoado, mantendo o conforto mesmo em períodos extensos de trabalho;
● Apoio dos braços: deve ser ajustável, possibilitando maior conforto;
● Giro: a cadeira deve girar facilmente, independente do tipo de piso, mantendo a agilidade das suas movimentações;
● Estabilidade: é recomendável que a cadeira tenha uma base contendo cinco pontos (ou cinco estrelas).

Uma cadeira usada, tenha em mente, não consegue dar conta de atender as necessidades de todas as pessoas de maneira eficaz. Para cada tipo de atividade existe um tipo de cadeira ergonômica ideal, sendo o principal fator de escolha o bem-estar para quem vai usar o móvel. As melhores cadeiras ergonômicas também são versáteis, flexíveis e confortáveis. Elas permitem que as pessoas desempenhem suas funções sem ficar extremamente cansadas, com dores lombares, de cabeça, na coluna ou em qualquer outra parte do corpo. O investimento em uma cadeira boa para coluna é revertido em um aumento da produtividade, qualidade de vida e bem-estar.

As melhores cadeiras ergonômicas estão aqui!

Todas as cadeiras da linha de escritório da Marelli possuem dimensionais embasados em estudos sobre ergonomia e bem-estar, dentro de todas as normas vigentes e regulatórias para a fabricação desse tipo de móvel. Nossos produtos possuem diferentes mecanismos de reclinação e inúmeras possibilidades de configuração, se adaptando a cada usuário.

Conheça agora mesmo nossas linhas de cadeiras para escritório e troque suas cadeiras usadas.