Skip to content Skip to footer

Transformação digital: a Quarta Revolução Industrial

Estamos diante da Quarta Revolução Industrial, onde o foco é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos. Estes aspectos passam a ser fundamentais pela necessidade de maior velocidade e qualidade das informações para tomada de decisão, algo fundamental para as empresas manterem a competitividade nos tempos atuais. 

Existem dezenas de novas tecnologias que aceleram o processo de transformação digital, como: internet das coisas, cyber security, big data analytics, Inteligência Artificial, sistemas cyber physical, cloud computing, simulações e modelagens, realidade aumentada, manufatura aditiva, dentre outras. 

A democratização da tecnologia, o avanço ao acesso à internet de alta velocidade, a redução dos valores de hardware, como sensores e sistemas de automação, somados a redução expressiva do valor do Gigabyte (em 1980 custava US$ 193.000,00 e em 2022 está custando US$ 0,02) tem acelerado a busca das empresas por tal transformação.

As etapas da digitalização

Empresas tradicionais ou analógicas estão se transformando em empresas digitais. Cada uma busca adequar o uso dessas novas tecnologias de forma estruturada, que passam, obrigatoriamente, pelas etapas abaixo: 

1. Geração e captura de dados;

2. Transmissão de dados;

3. Condicionamento, armazenamento e processamento de dados;

4. Aplicação dos dados.

Poucas empresas estarão preparadas para enfrentar todas estas mudanças de uma vez. Existem, por outro lado, milhares de negócios que deverão participar do processo de difusão dessas novas tecnologias de forma gradual, de acordo com suas trajetórias, suas capacitações e suas estratégias.

Com esse objetivo de agregar valor aos clientes e melhorar a eficiência e produtividade dos processos, a Marelli vem investindo em digitalização e capacitando seus profissionais. Juntamente com a SKA, empresa parceira de soluções de softwares de engenharia, avançamos com a implementação do Drive Works na célula de projetos de DPT (Divisórias Piso Teto). Os ganhos obtidos foram surpreendentes, assistam ao vídeo desse case e compartilhe nosso conteúdo sobre a Quarta revolução industrial!

Sobre o autor

Saimon Debastiani é gerente industrial na Marelli Móveis, graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de Caxias do Sul, e possui pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV. Possui mais de 20 anos de experiência em manufatura e logística nas áreas de operações, contemplando diversos segmentos.